Viçosa

Viçosa é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população em julho de 2014 era de 76 745 habitantes.

Trata-se de uma cidade essencialmente vocacionada para a educação, com destaque para a Universidade Federal de Viçosa, fundada em 1926, pelo então presidente da República Arthur da Silva Bernardes, nascido em Viçosa. Conta ainda com outras instituições de ensino superior privadas acentuando ainda mais o caráter educacional da cidade. É uma cidade que atrai várias pessoas do Brasil e de outros países devido a eventos científico-acadêmicos que se realizam em torno da universidade, somando aproximadamente 500 eventos anuais. Sua população é composta na sua maioria por jovens, o que confere uma dinâmica à cidade, além do grande número de festas que se realizam durante a semana.

Além da área educacional, Viçosa possui o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev – www.centev.ufv.br), que é um órgão vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV) e tem a missão de promover a interação entre a academia, o setor público, as empresas privadas e a sociedade, criando caminhos para o desenvolvimento de Viçosa e região.

O CenTev tem uma equipe qualificada e diversificada composta por excelentes profissionais com formação em diversas áreas do conhecimento que trabalham fazendo com que o CenTev e suas unidades: o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), a Central de Empresas Juniores (CEMP) e o  Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (NUDESE); constituam um ambiente privilegiado de empreendedorismo, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Viçosa está situada na região da Zona da Mata mineira, entre as Serras da Mantiqueirado Caparaó e da Piedade. Apesar do relevo ser majoritariamente acidentado, Viçosa destaca-se pela sua verticalização, não observada nas cidades de porte equivalentes no estado de Minas Gerais, sendo considerada a quarta cidade com maior número de construções com mais de quatro pavimentos em todo o estado.

Tem como coordenadas geográficas o paralelo de 20°45´14´´, latitude S, e o meridiano de 42°52´54´´, longitude W. Limita-se ao norte com os municípios de Teixeiras e Guaraciaba, ao sul com Paula Cândido e Coimbra, a leste com Cajuri e São Miguel do Anta e a oeste com Porto Firme.

O centro da cidade encontra-se a uma altitude de 649 metros, o distrito de São José do Triunfo está a 674 metros acima do nível do mar e o distrito de Cachoeira de Santa Cruz tem uma altitude de 703 metros. O município de Viçosa caracteriza-se por estar no meio de um vale montanhoso e tem relevo predominantemente acidentado.

O município é servido pelas rodovias BR-120, que liga a cidade a Ponte Nova e Belo Horizonte, BR-356, que liga a cidade a Porto Firme, BR-482 que liga a cidade a Conselheiro Lafaiete e MG-280, que liga a cidade a Paula Cândido. O Aeroporto de Viçosa (ICAO: SNVC), localizado às margens da BR-120, tem pista pavimentada e sinalizada com 900 metros de extensão e 30 metros de largura com cabeceiras 17/35.

O clima de Viçosa é tropical de altitude com aumento de chuvas durante o verão e temperatura média anual em torno de 19°C. No inverno, com as baixas temperaturas, a cidade experimenta um clima que faz as manhãs e o meio da noite oferecerem brisas muitos frias e com densa neblina, com temperatura mínima de 10°C. O inverno viçosense também é conhecido pelo ar seco provocado pela baixa umidade relativa do ar. O verão tem característica de chuvoso e a temperatura máxima chega a 30°C.

Viçosa é conhecida por uma cidade fria e úmida, e tem como característica uma variação climática irregular em determinadas épocas do ano, tendo, "as quatro estações do ano em um único dia" de acordo com os habitantes e residentes da cidade. Outras curiosidades são as tempestades elétricas que costumam ser bem intensas na cidade e arredores, assim como as chuvas intensas com fortes rajadas de vento.

A vegetação original da região é do tipo floresta tropical subperenifólia e pertence ao ecossistema da Mata Atlântica. No processo de colonização, foi substituída pelo cultivo do café, que deixou marcas nos aspectos físicos da paisagem atual e na sócio-economia regional.

Atualmente, a cobertura vegetal predominante é o capim gordura, com manchas descontínuas de sapé. As matas secundárias ocupam os topos das elevações, formando capoeiras interruptas.

A agricultura, principalmente o cultivo de milho e feijão, é praticada nos vales, onde ocorre, também, a maior concentração urbana. As encostas são utilizadas para cafeicultura, fruticultura, pastagens e reflorestamento.

Nas últimas décadas, o reflorestamento com eucalipto e a retomada do cultivo de café em bases tecnológicas mais avançadas foram substancialmente intensificadas.

Endereço

Rua dos estudantes, nº 75 Viçosa - MG
Entre em contato pelo telefone do hotel
 Ligue:+55 (31) 3891-1999
 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Facebook

Twitter